Ilha-112-Large-300x199Um mutirão de limpeza na Ilha das Cabras, localizada na Praia da Enseada, realizado na última sexta-feira (5), encerrou uma série de atividades que celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente e teve o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). A iniciativa contou com o apoio da Associação de Stand Up Paddle (Asup), em parceria com a Fundação Marlim Azul ( Fundamar).

Em sua 6ª edição, a ação reuniu voluntários que trabalharam em um único objetivo: cuidar da natureza. Foram recolhidos do local, aproximadamente, 200 quilos de resíduos. Um dos cenários mais belos da Pérola do Atlântico, a Ilha das Cabras, é o cenário escolhido por muitos visitantes para aproveitar o que a natureza tem a oferecer. Porém, não são todos que têm a consciência de levar o lixo que produziu no local.

“Decidimos fazer o mutirão no Dia Mundial do Meio Ambiente para reforçar a ideia de que temos que preservá-lo. A Ilha é um lugar lindo, muito frequentado por moradores e turistas, e deve se manter assim”, ressalta Cláudio Monteiro, presidente da Asup.

A ação, segundo o presidente da Fundamar, Beto Bayard, serve para, além de promover a limpeza do local, chamar a atenção das pessoas para que os frequentadores passem a agir de maneira mais consciente. “Mais do que limpar, queremos plantar a ideia de preservação, mostrar que o meio ambiente é nosso maior patrimônio e que é nosso dever cuidar.”

O professor de Educação Ambiental e membro da Diretoria de Educação Ambiental da Prefeitura, Américo dos Santos Neto, explica que a Ilha das Cabras foi escolhida como um piloto para o levantamento do local de origem do lixo. “Essa atividade é de suma importância, não somente porque une forças para a limpeza de um local tão bonito da Cidade, mas também porque norteará futuras ações da Semam”, justifica.

Fonte: Portal da Prefeitura de Guarujá
http://twixar.me/hS5