A quantidade de aumento do nível do mar proveniente do aquecimento dos oceanos tem sido subestimada, e de acordo com pesquisadores alemães, é provável que seja cerca de duas vezes maior do que o calculado anteriormente. A descoberta, publicada nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e divulgada nesta semana, sugere que tempestades cada vez mais graves podem ser esperadas como resultado deste cálculo errado.

Dois fatores podem causar o aumento do nível do mar: o derretimento do gelo e a expansão térmica da água quando aquecida. Até a realização do estudo, os pesquisadores acreditavam que os oceanos haviam subido entre 0,7 a um milímetro por ano, devido à expansão térmica. Os dados mais recentes de satélites de 2002 a 2014, porém, mostram os mares se expandindo cerca de 1,4 milímetros por ano.

“Até o momento, subestimamos o quanto a expansão relacionada com o calor da massa de água nos oceanos contribui para um aumento global do nível do mar”, afirmou o co-autor da pesquisa, Jurgen Kusche, professor na Universidade de Bonn.

A taxa global de aumento do nível do mar é de aproximadamente 2,74 milímetro por ano, combinando tanto a expansão térmica quanto o derretimento do gelo.


Foto: Frederique Olivier/AFP

Fonte: AFP