Atitudes simples em nosso dia a dia podem contribuir para a proteção do nosso planeta. Afinal, com boas práticas garantimos um futuro melhor. Uma das questões mais importantes quando falamos de preservação ambiental é o descarte correto de resíduos sólidos.

A separação dos resíduos comuns (lixo) dos recicláveis é o primeiro passo para o descarte consciente. Uma dica importante é ter ao menos duas lixeiras em casa, uma para cada tipo de resíduo. Devem ir para o lixo comum restos de comida, fraldas descartáveis, papel higiênico e poeira de varrição, por exemplo. Já garrafas pet, jornais e revistas, embalagens de plástico, papelão, potes de vidro e objetos de metal devem ser separados, pois são materiais recicláveis.

Ajudar os funcionários que fazem a coleta de lixo é outra conduta valorosa no processo de descarte, por isso é importante embalar vidros para que ninguém se machuque.

Outra medida que devemos adotar é o descarte de móveis e utensílios domésticos da maneira correta. As prefeituras dos municípios geralmente contam com serviço de coleta desses produtos, basta agendar. O atendimento é gratuito e o meio ambiente agradece.

O descarte correto faz de você um cidadão consciente, por isso nunca jogue resíduos nas ruas, canais e praias. Assim, fazemos de nosso ambiente um lugar mais agradável, além de prevenir doenças e enchente.

A FUNDAMAR apoia e pratica o descarte consciente, pratique você também!