A Ilha das Cabras, localizada na praia da Enseada, foi o cenário escolhido para receber um mutirão de limpeza para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em Guarujá, no início deste mês. Realizado pela Fundação Marlim Azul (FUNDAMAR) e a Associação de Stand Up Paddle de Guarujá (Asup), o evento teve apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Um dos cenários mais belos da Pérola do Atlântico, a Ilha das Cabras é o cenário escolhido por muitas pessoas para aproveitar o que a natureza tem a oferecer. Porém, não são todos que têm a consciência de recolher o lixo que produziu no local.

“Decidimos fazer o mutirão no Dia Mundial do meio Ambiente para reforçar a ideia de que temos que preservá-lo. A Ilha é um lugar lindo, muito frequentado por moradores e turistas, e deve se manter assim”, ressalta Cláudio Monteiro, presidente da Asup.

A ação, segundo o presidente da FUNDAMAR, Beto Bayard, serve para, além de promover a limpeza do local, chamar a atenção das pessoas para que os frequentadores passem a agir de maneira mais consciente. “Mais do que limpar, queremos plantar a ideia de preservação, mostrar que o meio ambiente é nosso maior patrimônio e que é nosso dever cuidar”.

O professor de educação ambiental e membro da diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, Américo dos Santos Neto, ressalta a relevância da ação para o local.

“Essa atividade é de suma importância, pois une forças para a limpeza de um local tão bonito da Cidade, e também porque norteará futuras ações da Secretaria de Meio Ambiente”.

O mutirão reuniu voluntários que trabalharam em um único objetivo: cuidar da natureza, nosso maior patrimônio. Entre os voluntários estava o casal Fernanda Palma e Lucas Costa, que se encantaram com bela vista que puderam apreciar enquanto limpavam a Ilha.

“Esse é um lugar incrível, então não dá para entender como as pessoas podem vir até aqui e deixar tanto lixo. Mas é bom poder fazer minha parte para tentar ajudar a natureza e ainda aproveitar essa vista maravilhosa.”

Aproximadamente 200 quilos de resíduos foram recolhidos no local pelos voluntários que chegaram ao local em pranchas de stand up paddle e barco. Entre os detritos havia plástico, jornais, embalagens de alimentos, latas, vidros e churrasqueiras.

Confira as fotos: