Mudanças de hábitos podem contribuir para a nossa saúde e para o meio ambiente. Diariamente o ar que respiramos é poluído por automóveis que liberam grandes quantidades de dióxido de carbono, um gás que ao ser inalado pode causar doenças respiratórias. Um hábito simples, porém, pode ajudar a reverter a situação: o uso da bicicleta como meio de transporte.

Diferente do carro, a bicicleta não polui o ar e é um meio de transporte benéfico para a saúde e para o meio ambiente. As razões para trocar o automóvel pela bike são muitas, a primeira é a economia de tempo que ela proporcionará. Afinal, o trajeto de casa para o trabalho será mais rápido sem o congestionamento habitual dos horários de pico. Economia de dinheiro é outro importante fator dessa troca, pois o gasto com a bicicleta é pouco e o combustível necessário será apenas sua energia.

Além da economia de tempo e dinheiro, a utilização desse meio de transporte resulta em melhor qualidade de vida. Isso porque evitando o estresse do trânsito é possível chegar ao trabalho relaxado e, assim, produzir mais.

A saúde também agradece a troca do carro pela bicicleta, afinal é um exercício físico e previne doenças como hipertensão e controla o diabetes. Além, é claro, de ajudar a manter a forma com o ganho de massa muscular e queima de calorias.

Apenas em Santos há 37 quilômetros de ciclovias. As vias interligam a orla ao Centro, a divisa com São Vicente à área do Porto e a Zona Leste à Zona Noroeste. Então, não há desculpa para não aderir a este transporte barato e que contribui para nosso bem e do Planeta.

A FUNDAMAR apoia esta ideia. Venha de bike conosco!