Plantar um futuro melhor é dever de todos. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso unir forças em ações que tenham como objetivo preservar nossa maior riqueza, o meio ambiente. E foi exatamente isso que ocorreu no último sábado (19), quando a Fundação Marlim Azul (FUNDAMAR), Instituto Mar Azul (IMA) e Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) promoveram um mutirão de limpeza em Santos e Guarujá para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Para colocar em prática a ação e levar adiante a ideia da conscientização ambiental, uniram-se às instituições realizadoras do evento, além dos apoiadores Projeto Mantas do Brasil/Instituto Laje Viva e Aquário Municipal de Santos, importantes grupos como o 13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso, 55º Grupo Escoteiro Morvan Dias, 248º Grupo Escoteiro Serra do Mar, 11º Grupo Escoteiro do Mar Carmo e Arte Mahikari.

Acompanhados por gestores ambientais que explicaram as consequências do descarte incorreto na praia no mar, os voluntários recolheram resíduos como sacolas plásticas, bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa, latas, madeira, entre outros. Na praia do Goes, por exemplo, foi coletada uma privada. A grande participação de crianças deu ao evento um toque especial, visto que elas são multiplicadoras de ideias e levarão adiante a proposta da ação.

Ao todo, cerca de 300 voluntários participaram do mutirão realizado entre a Praça das Bandeiras e o Aquário Municipal, em Santos, e nas praias do Goes, Cheira Limão e Sangava, no Guarujá. Ao final, aproximadamente 200 quilos de resíduos descartados incorretamente foram recolhidos.

Os dados a respeito do lixo coletado serão enviados para a Ong The Ocean Conservancy, instituição americana que reúne as informações de todos os mutirões realizados no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Essas informações serão usadas para a busca de novas estratégias e soluções para a poluição desses locais.

Barco ecológico – A ação em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias contou também com o barco ecológico desenvolvido através da parceria entre a FUNDAMAR e o 13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso. A embarcação, construída com 820 garrafas pet, foi utilizada para transportar os resíduos recolhidos nas praias do Goes, Sangava e Cheira Limão. Exemplo de como é possível dar um novo fim ao lixo através da reciclagem, o barco fez sucesso e chamou a atenção de quem passava pela praia.

Evento 1

evento 2

evento 3

 

evento 5