Importante

As dicas que seguem são muito importantes!
É preciso divulgá-las,  assim como a Declaração Universal dos Diretos da Água, que deve ser de conhecimento de toda a humanidade.

http://www.natureba.com.br/economia-agua.htm

Dicas para evitar o desperdício de água e exigir a preservação dos recursos hídricos.

Pequenas economias somadas dão grandes resultados.

Dicas

*É o lugar onde mais se consome água em uma residência.

*Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos.

*Não tome banhos demorados. Tente limitar em 6 minutos. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Só ligue o chuveiro depois de tirar toda a roupa.

*Uma válvula de privada gasta muita água em um único aperto. Não acione à toa e aperte somente o tempo necessário. Mantenha a válvula regulada.

*Não jogue lixo no vaso sanitário (fio dental, cabelos…). Evite entupimento.

*Na hora da compra, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas. Adquira modelos de baixo consumo de água.

*Em banheiros públicos use a água de torneira também com moderação. Vários centros comerciais já instalaram sensores ou torneiras que fecham automaticamente a fim de evitar o desperdício deste importante recurso natural.

*Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.

*Se for lavar a roupa na mão, feche o tanque, coloque as roupas de molho em água e sabão e só use água corrente para enxaguar.

*Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

*Não use sabão em excesso para evitar maior número de enxágues.

*Só use a máquina de lavar com a carga máxima de roupas.

*Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal.

*Instale aerador (peneirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão.

*Não exagere no uso de produtos de limpeza, como a água sanitária, que contém cloro. Use com moderação, de acordo com as recomendações dos fabricantes.

*Antes de lavar a louça, limpe pratos e panelas e deixe-os de molho.

*Feche a torneira enquanto ensaboa a louça.

*Se usar máquina de lavar louça, só ligue quando estiver cheia.

*Deixe as verduras em água com um pouco de vinagre por alguns minutos antes de lavar.

*Utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõe mais facilmente.

*Ao comprar máquina de lavar roupas ou lavar pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.

*Não jogue óleo de frituras ou restos de comida em pias ou na privada pois pode causar entupimentos e dificulta o tratamento do esgoto. A Sabesp orienta para colocar o óleo em um recipiente bem fechado para não vazar (garrafa) e depositar no lixo comum (orgânico). Outros especialistas afirmam que o ideal é procurar um posto de coleta próximo.

*Encontre receita de sabão de óleo de cozinha no site www.triangulo.org.br. Segundo a ONG Ação Triângulo que recolhe óleo vegetal em casas e empresas, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água – o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos. O óleo também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes.

*Você sabia que muitos sabonetes e sabões de roupa (em barra) são feitos de sebo de boi ?

*No jardim, no quintal, na calçada:

-Ao lavar o carro use o balde com pano em vez de mangueira. Procure lavar menos o carro, principalmente na época de falta de chuvas.

-Não regue as plantas em excesso ou com mangueira. Use um balde ou um regador. Não regue nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando muito para evitar a perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas.

-Não use mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura. Quando necessário, use um balde no final da limpeza.

-Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar a casa.

-Em vez de cimentar todo o quintal, deixe um espaço para jardim e ajude a água da chuva a infiltrar-se na terra.

*Mantenha a caixa d’água limpa. Ela deve ser lavada pelo menos a cada 6 meses.

*Verifique os vazamentos:
-Torneira pingando desperdiça muita água. Sempre que necessário troque o “courinho”.
-Verifique o vaso sanitário jogando cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
-Para detectar vazamentos como canos furados, mantenha os registros abertos e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel, não use o sanitário e observe se o relógio de água (hidrômetro) se altera depois de uma hora sem uso de água.
-Observe se não há manchas de umidade nas paredes.
-Conserte os vazamentos de imediato, assim que forem notados.

*Escovar dentes com torneira aberta =80 litros;

*Lavar louça com torneira aberta =100 litros;

*Lavar carro com mangueira em meia hora =560 litros;

*Lavar calçada com mangueira =280 litros;

*Banhos longos =95 a180 litros;

*Feche bem as torneiras para que não pinguem.

*Não jogue lixo nos lagos, córregos, rios e mar.

*Novos edifícios com hidrômetros individuais por apartamento, estimulam a economia de água e a conta é mais justa, pois cada família só paga o quanto consome.

*Adote a ideia do reuso da água sempre que possível.

*Organize um grupo para plantar árvores ao longo das margens de um córrego ou para limpar, recuperar e conservar um pedaço de terra degradada. Recolher plásticos na praia ajuda a salvar animais marinhos.

*Informar às distribuidoras sobre vazamentos de água e exigir do governo um órgão regulador forte e presente para fiscalizar a eficiência das distribuidoras.
*Exigir da prefeitura e governantes:
-Políticas públicas que impeçam a ocupação de áreas de preservação de mananciais.
-Combater a destruição das matas ciliares que protegem os cursos d’água e exigir o replantio de onde foram extintas.
-Investimentos em distribuição de água tratada e tratamento de esgoto. Além de poupar vidas, irão diminuir os gastos com saúde no país.
*Obras de melhoria na infra-estrutura de distribuição (modernizar e ampliar), perfuração de poços de água, uso de cisternas para armazenamento e revitalização do Rio São Francisco.
*Adotar um manejo adequado dos resíduos como: sistemas de coleta seletiva e reciclagem, aterros sanitários, estações de recebimento de resíduos tóxicos como restos de tinta e solventes.

*Os consumidores podem organizar-se e exigir que as indústrias se responsabilizem pelo manejo de seus resíduos tóxicos. Cobrar isto dos órgãos de controle ambiental.

*Pressionar as empresas para que produzam detergentes, produtos de limpeza e embalagens que causem menores impactos ambientais.

*Na indústria introduzir técnicas de reuso da água, tratamento de efluentes e reduzir o desperdício nos processos industriais.

*Na agricultura, armazenar mais água da chuva e reduzir o desperdício ao irrigar as plantações.

*Utilizar métodos e equipamentos de irrigação poupadores de água. Reduzir o uso de fertilizantes e agrotóxicos. Implantar medidas de controle de erosão do solo. No campo ou na cidade evitar a obstrução dos rios.

*Fazer o descarte adequado de embalagens de agrotóxicos
(consulte www.inpev.org.br ).

*Prefira produtos orgânicos para estimular o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos que poluem os recursos hídricos e podem prejudicar a sua saúde.

*Lembre-se de fechar a torneira depressa.

A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992 – intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”.
Confira os artigos:

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)

O que evitar?

A escassez de água doce de boa qualidade para consumo : poluição e desperdício.
Dicas para evitar o desperdício de água e exigir a preservação dos recursos hídricos.
Água : patrimônio do planeta ÁGUA
Efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas
Causas, sinais e consequências
Dicas para reduzir a poluição do ar e os impactos das alterações climáticas AR / CLIMA
Porque economizar energia é importante para o país e o planeta
Os impactos ambientais da construção de grandes hidrelétricas
Fontes de energias renováveis para o Brasil : água, sol, vento e biomassa
Dicas para reduzir o desperdício de energia elétrica ENERGIA
Desmatamento de florestas : o que podemos fazer por elas
Tráfico de animais silvestres
Dicas : Bem-estar animal
Direitos dos animais
Crimes ambientais FLORA E FAUNA
Problemas : má distribuição, desnutrição, obesidade, desperdício e agrotóxicos
Porque não desperdiçar é importante para combater a fome
Benefícios do alimento orgânico para o meio ambiente e sua saúde
Dicas para combater o desperdício de alimentos SOLO / ALIMENTOS
A limpeza da cidade, o lixo do mundo moderno e o tempo de decomposição
Benefícios da coleta seletiva, reciclagem e minimização de resíduos
Razões para reciclar
Dicas para reduzir o desperdício, reaproveitar e reciclar
Quais materiais são recicláveis ? E quais não são ?
Como organizar a coleta seletiva em um condomínio
Destino dos recicláveis : postos de entrega, cooperativas, instituições e sucateiros
Descarte de baterias e pilhas RECICLAGEM
Consumo sustentável : o uso dos recursos naturais do planeta
O cenário ambiental
Sabedoria indígena
Ética e diretrizes de conduta
Dicas : Preserve a sua natureza NATUREZA

http://www.guiarh.com.br/educacao-ambiental.htm