universo-jatoba-lajeecologicoAs telhas solares já são conhecidas das pessoas que buscam uma fonte de energia mais econômica e renovável na cobertura dos telhados, aproveitando os raios de sol. O que poucos já viram são as chamadas lajes solares. Embora os nomes sejam parecidos, a empregabilidade e funcionalidade de cada uma são diferentes. As lajes solares aproveitam a luminosidade do sol para iluminar o ambiente, sem deixar de cumprir sua função como elemento estrutural.

Mas, em que consiste uma laje solar? Como ela é feita? O conceito é simples. Também chamadas de “ecolajes” ou “lajes ecológicas”, o sistema emprega blocos de vidro na laje. Simples assim. Como esses blocos são resistentes, e como sabemos que, numa construção de dois ou mais pavimentos, o que em um andar é laje, no outro é piso, o grande atrativo desse método é iluminar os cômodos através da luz natural que passa pelo vidro, sem perder a área útil da laje, o que não ocorre com os domos e clarabóias, já que não se pode transitar sobre estes elementos.

Outras vantagens asseguram o sucesso da laje solar são: fácil manutenção e limpeza, custo popular e acessível, segurança contra arrombamentos, metodologia construtiva simples (não requer mão-de-obra especializada), designer a gosto do cliente, pode ser aplicada em lajes de isopor e em lajes já prontas, estética e bom gosto, além, claro, da economia de energia por reduzir o tempo de utilização de lâmpadas.

Fazendo uma pesquisa na internet, você vai ver que a oferta de material e serviço para este fim é o que não falta. Os cuidados maiores a serem tomados consiste em verificar a resistência do bloco de vidro a ser utilizado, a quantidade adequada desses elementos por metro quadrado de laje (para não comprometer a resistência do local) e a execução de impermeabilização em volta do bloco para evitar vazamentos.

Então, nos tempos de conta de energia tão alta, as lajes solares vem para o mercado da construção civil como mais uma novidade que se preocupa com seu bolso e com a natureza. Se vai construir ou reformar um imóvel, considere as lajes solares como uma boa opção para sua casa ser mais sustentável!

*Ivana Jatobá é engenheira civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras

Fonte: Universo Jatobá
http://twixar.me/VSS