ek2locmktbfa4a0t7fdihk5n5O presidente americano, Barack Obama, afirmou, neste sábado (18), que as alterações climáticas são “a maior ameaça ao planeta”, acrescentando que espera que os piores efeitos disso possam ser evitados.

“Não há maior ameaça ao nosso planeta atualmente”, disse o presidente dos EUA na sua mensagem radiofônica semanal. “As alterações climáticas não podem ser negadas nem ignoradas. O mundo olha para os EUA esperando que assumamos a liderança desta matéria. E é o que estamos fazendo.”

De acordo com levantamentos, o ano de 2014 foi o mais quente da história desde que os registros de temperaturas começaram a ser feitos, em 1880.

Dia Mundial da Terra – Obama aproveitou para anunciar que viajará para a Flórida na próxima quarta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Terra. O presidente promete ir ao Parque Nacional de Everglades, “um dos locais mais singulares do planeta, mas também um dos mais frágeis”.

O presidente lembrou de sua aposta nas “energias limpas” e exaltou o fato de as emissões de carbono nos EUA terem caído 10% desde 2007. “Comprometemo-nos a duplicar o ritmo de diminuição da poluição e a China comprometeu-se pela primeira vez a limitar as suas emissões”, destacou.

Obama ainda afirmou que a união das “maiores economias do mundo” em torno do tema dá “novas esperanças” para o mundo alcançar, ainda em 2015, “um acordo para evitar os piores impactos das alterações climáticas, antes que seja muito tarde”.

A expectativa do presidente é que se alcance um acordo sobre clima na reunião de cúpula, marcada para dezembro, em Paris. O evento ocorrerá exatamente seis anos após o fracasso da Cúpula de Copenhague, na Dinamarca.

Fonte: Último Segundo-iG / Agência Lusa / Agência Brasil
http://twixar.me/8SS