O vazamento de um produto químico, seguido por um incêndio de grandes proporções, atingiu a Margem Esquerda do Porto de Santos na tarde da última quinta-feira (14). O acidente ocorreu no pátio de cargas do terminal alfandegado da Localfrio, localizado no Distrito de Vicente Carvalho, em Guarujá. A fumaça tóxica causada pelo vazamento também atingiu as cidades de Santos e Cubatão.

De acordo com empresa, o acidente teve início por volta das 15 horas da quinta-feira (14) quando um contêiner que armazenava ácido dicloroisocianúrico de sódio foi invadido pela água da chuva, desencadeando uma reação química. O Corpo de Bombeiros informou na manhã desta sexta-feira (15) que o incêndio está controlado, embora ainda tenha contêineres pegando fogo.

O ácido dicloroisocianúrico de sódio é um composto muito utilizado na produção de desinfetantes. Segundo o professor de Química e Meio Ambiente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rogério Aparecido Machado, trata-se de uma substância “muito reativa e tóxica”. Com alto poder de corrosão, explica Machado, ela pode provocar irritação nas vias respiratórias.

Ainda segundo o professor, uma liberação sem controle da substância pode causar prejuízos à fauna e flora locais, pois por onde ela passar deixará uma carga de corrosão ácida, podendo causar danos a mangue, rio e vegetação.

O Governo Federal disponibilizou a equipe de segurança química do Ministério do Meio Ambiente para auxiliar no trabalho de contenção do acidente. No entanto, o apoio federal ocorrerá apenas se a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constatar a gravidade do caso.


Foto: Coisas de Jornalista

Fonte: O Globo