O terceiro sábado do mês de setembro tem um significado especial para aqueles que buscam preservar o meio ambiente, atuando na conservação dos recursos hídricos e da zona costeira. Trata-se do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, movimento global criado na década de 1980, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Neste dia, voluntários de diversos países se juntam para promover a limpeza de rios, praias, lagos, lagoas e oceanos. O principal objetivo da atividade é catalogar o material recolhido, podendo fazer, assim, um mapeamento dos resíduos mais encontrados. As informações obtidas são usadas para a busca de novas estratégias e soluções para a poluição desses locais.

No Brasil a ação ocorre há 16 anos e em 2015 a parceria formada pela Fundação Marlim Azul (FUNDAMAR), Instituto Mar Azul (IMA) e Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), em Santos, se soma aos 40 milhões de voluntários que já participaram do evento, no dia 19 de setembro. A ideia das entidades é promover um mutirão de limpeza para, mais do que recolher resíduos, levar adiante a ideia da conscientização ambiental. Isso porque vivemos em um planeta constituído por 70% de água e maus hábitos geram consequências diretas a mares, rios, lagos, lagoas e oceanos, espaços essenciais para nossa sobrevivência.

A programação desenvolvida se dividirá em duas etapas, formadas por dois grupos, Areia e Mar. O primeiro realizará limpeza da faixa de areia, entre a Praça das Bandeiras e o Aquário Municipal de Santos, recolhendo resíduos. Os voluntários do segundo, por sua vez, promoverão o recolhimento de lixo nas Praias do Goes, Cheira Limão e Sangava, todas com acesso apenas pelo mar. O ingresso a estes locais se dará por meio de canoas havaianas, stand up paddle, caiaques e barco ecológico.

Feito com garrafas pet, através da união entre a FUNDAMAR e o 13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso, o barco ecológico integra a mensagem que os organizadores da ação pretendem passar: de que devemos não somente descartar corretamente o lixo, mas também lhe dar uma nova finalidade, pelo bem do meio ambiente.

Programação – A ação ocorrerá no dia 19 setembro, com início às 10 horas, na Praça das Bandeiras, em Santos. No local os voluntários que participarão da limpeza da faixa de areia poderão retirar kits para realizar a atividade.

Os participantes do grupo Mar deverão se reunir na praia do Goes, às 8h30. De lá partem para as praias do Cheira Limão e Sangava, respectivamente.

A previsão de término da atividade é às 13h30, com a identificação e quantificação dos resíduos recolhidos pelos grupos. O evento é aberto ao público.