Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Marlim Azul (FUNDAMAR), em parceria com Associação de Stand Up Paddle de Guarujá (ASUP) e o Instituto Mar Azul (IMA), promove dois grandes eventos de conscientização pelo respeito a esse importante patrimônio da humanidade.

Na sexta-feira (05) a FUNDAMAR e a ASUP realizam uma remada ecológica, às 8 horas. Partindo do final da Praia da Enseada, em Guarujá, os participantes remarão até a Ilha das Cabras, onde promoverão uma ação conscientizadora de limpeza. A Ilha é frequentada por praticantes de esportes náuticos e pescadores, mas estes nem sempre se preocupam em recolher o lixo que produzem no local.

Já no sábado, em conjunto com o IMA, acontecerá um mutirão de limpeza, em Santos. A ação será desenvolvida por três grupos, formados pelos participantes do evento. O primeiro sairá do Píer das Escunas (em frente ao Clube Saldanha da Gama) em um barco, às 8 horas. No mesmo horário partirá da rampa localizada em frente ao Clube Internacional o segundo grupo, em canoas havaianas, sup e caiaques. O último sairá do Canal 5, às 9 horas, a pé.

Os eventos são abertos ao público e têm o intuito de despertar o interesse para ações que colaborem com a preservação do meio ambiente e fazer um alerta sobre a quantidade de resíduos descartados de forma incorreta e que contaminam, poluem e degradam as praias matando animais e interferindo negativamente no ecossistema.